Jão 2
13 E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
14 E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.
15 E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;
16 E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.
17 E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.
A primeira coisa que quero fala neste texto e o que e azorrague!
O azorrague não passa de um chicote de cordas que Jesus trançou para com ele expulsar os cambistas do pórtico do templo.
Fiquei meditando sobre este texto de João: “Então Jesus fez um chicote de cordas um azorrague e expulsou todos os que estavam causando desordem templo, preocupados apenas com os seus interesses pessoais e não com a ordem e o respeito que deveria haver na casa do senhor”.
Jesus se deu ao trabalho de trançar um açoite e os expulsou dali porque eles inflacionavam a fé e desrespeitavam a casa de Deus,Isso mesmo: aproveitavam-se da necessidade dos judeus de oferecer sacrifícios e aumentavam o valor dos produtos,ou seja inflacionando a fé, mais também estavam causando desordem imensa no templo de Deus.
Mais a bíblia diz em Eclesiastes 5:1 Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
Duas razões levam Jesus a usa o azorrague;a primeira e por causa das negociações inflacionadas das ofertas que eram sagradas para o Senhor. ROMANOS 15:16 diz: Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.
Pela lei de Moisés era permitido aos judeus comprar e vender na área do templo, porque nem sempre o animal para o sacrifício chegaria em boas condições para ser oferecido no altar isto esta em (Dt 14.24-26).
O que Jesus confrontou, portanto, não era a venda de animais, mas os cambistas ou mercadores que inflacionavam o preço dos produtos a serviço da fé. Um judeu, lá da cidade de Dá, no norte do país, vendia suas ovelhas e o cereal, porque o caminho era demasiadamente longo, e esperava comprar os mesmos produtos pelo mesmo preço em Jerusalém, mas não podia oferecer o que a Deus pertencia, porque os cambistas aumentavam o preço dos produtos.
Alguém que chegava de Roma, de Atenas, do Egito ou da Síria para ofertar ao Senhor tinha de se submeter ao exorbitante preço exigido pelo comércio local.
E Jesus percebeu que os que estavam ali negociando haviam perdido o respeito à fé; queriam apenas enriquecer.
Muitos usam esse texto para impedir que quaisquer produtos sejam vendidos no templo — suas igrejas —, mas não é disso que trata o texto.
Hoje os vendilhões ou cambistas da fé vendem ministérios,negociam campos vendem igrejas e etc .........
Hoje os vendilhões ou cambistas da fé vendem ministérios,negociam campos vendem igrejas e etc .........
Assim, o comércio de animais do antigo templo de Jerusalém virou comércio de da das coisas sagradas de deus.O preço varia de acordo com a situação. Haja azorrague, Senhor!
E por iso que me dei conta de que os vendilhões do templo não são apenas os pregadores que cobram para pregarem, nem os camelôs
de produtos evangélicos, mas os pastores que se tornaram comerciantes daquilo que não e seu.
A bíblia diz:Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. 1 Coríntios 10:32
Em atos dos apóstolos 20:28 a bíblia diz: Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (comentar)
Você e um bom comerciante,um bom articulador,Então você deve aproveita, porque o azorrague está quase pronto.
Por que chegamos a esse estado? Não era assim quando começamos. Será que para continuar abençoando meus irmãos com os dons que Deus me deu terei de me corromper?
Pois quero lhe dizer que muitos que eram homens de Deus já se corromperam.
Os novos cambistas não vendem animais, vendem don,e como já disse vendem também as coisas sagradas de Deus, são como qualquer comerciante, pois vendem ate o rebanho do Senhor. Sim. Comércio da fé. Comércio de dons e etc.....
Às vezes, tenho a impressão de ver Jesus tecendo seu azorrague,seu açoite de cordas está quase pronto! Prepare-se, porque ele voltará para exclamar: "Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!". "Tirem esses homens daqui!".
A bíblia diz em (2 CORINTIUS 4.1-2) "Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus".
À luz do que expus, esse texto fica ridículo! Não para os que mantêm a boa consciência diante de Deus!
À luz do que expus, esse texto fica ridículo! Não para os que mantêm a boa consciência diante de Deus!
Vejo o Senhor preparando um Azorrague! E não é para expulsar os camelôs que vendem produtos evangélicos junto aos nossos templos e casas de oração.
Essa gente sincera faz isso para poder sobreviver! O azorrague não é para eles!para os comerciantes Das coisas sagradas de Deus . Afinal, ele os deu
gratuitamente, e os homens os utilizam para se enriquecer à custa da fé!
gratuitamente, e os homens os utilizam para se enriquecer à custa da fé!
Preparem os lombos; o azorrague está quase pronto; a casa de Deus será purificada! Vai ser aquela correria!
A segunda razão pela qual Jesus usa o azorrague e por causa da desordem ou falta de respeito pela casa do senhor
V,15 E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;V,17 E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.
Aqueles homens estavam causando desordem,não tinham reverencia nem quando o sacerdote estava ministrando,eles com certeza falavam alto,negociavam sem o menor respeito pela casa de Deus; hoje não e diferente.....Que volte o azorrague